quinta-feira, 10 de março de 2011

O FALSO PISTOLEIRO

             Em 2008 fui fazer uma reportagem sobre o garimpo de Itajubatiba, em Catingueira, Sertão – Oeste da Paraíba. Levantei tudo sobre ouro e baixei na banqueta de um falastrão, Joaquim Nunes, conhecido como “falso pistoleiro”. E por que este apelido? Vamos explicar.
                Corria o ano de 1946. Um tropeiro que passava por Itajubatiba (pedras amarelas, em tupi), foi cutucar eca de cavalo com um pau e achou uma pepita de ouro. Dias depois, um casal passava lá. A mulher sentiu-se apertada e ao fazer xixi esburacou o chão e o que foi que apareceu? Outra pepita. A notícia espalhou.
                Dentro de dois dias, o garimpo estava cheio. Tinha umas cinco mil pessoas. Para conter esta gente, o governo mandou para lá o então capitão João Costa, homem de reconhecida bravura, dotado de grande coragem pessoal. O brabão era amigo de Joaquim Nunes, o Quin ca, que morava no terreno de Antônio Silva, inimigo de João Costa.
                Um dia, Quinca ia se arranchando, quando Antônio chegou e foi dizendo:
_ Bom dia, Quinca. De hoje pur diante num quero tu durmindo aqui mais não. Tu é amigo de João Costa, meu inimigo, e isso num dá certo. E eu posso até dêxá tu ficar aqui, se tu matar João Costa.
Quinca ficou arrepiado. Mas aceitou a proposta. Cobrou mil contos pelo serviço. Antônio fechou o negócio em 800 contos. E Quinca levou 400 contos adiantados.
Passaram – se 15 dias. Quincas pagava o que devia com o dinheiro do “salário da morte”. Antônio, naquela ansiedade. Já quase liso e sem matar ninguém, porque a coragem não ajudava, Quinca procurou Antônio, para pegar a outra parte do dinheiro. Antônio reagiu.
_ Cuma tu quéis mais dinhêro se num matasse ninguém? Eu vou é cobrar de vorta o qui já te dei e te botá pra fora daqui.
_ É? Óia, Quinca, tu sabe que João Costa é brabo, num sabe? Tu sabe qui se tu fizer algum má a mim e num mi dé mais dinhêro, eu vou lá e conto a ele que tu me mandasse matá-lo, tai sabendo?
Antônio chiou, que nem pólvora com o pavio aceso. Pensou bem e respondeu.
_Vixe, diacho. Fica cum o dinhêro e tai mais três contos de agrado, pra tu  num contá nada pro João Costa, ta bom?
O caso terminou aí.


Por  Hilton Gouvêa





A UNIÃO ON-LINE

Clique no centro da imagem para visualizar em tela cheia.
Use as setas para folhear.
Duplo clique para zoom.